Passeando por Kyoto

com Samurai Joe Okada

Words: Lynette Sandhu | Images: Mark Araujo

O que chama a atenção em Joe Okada não é apenas o fato de ele ser um autoproclamado "Último Samurai" de 87 anos, empunhando sua espada. Não são apenas seus pés ágeis ou seu senso de humor rápido. É mais do que seu status de celebridade local (e internacional) por aparecer em inúmeros programas de televisão, incluindo um com David Letterman. É a presença firme, mas gentil, que ele possui. Joe Okada corta a chatice de um passeio turístico comum e segue seu próprio caminho único.

Nosso passeio a pé com Joe Okada começou com ele abordando uma senhora enquanto ela estacionava sua bicicleta em uma das muitas máquinas Eco Cycle de Kyoto - uma pequena cabine eletrônica que guarda bicicletas subterraneamente, mantendo as ruas do Japão livres de bagunça. Ele pergunta se ela pode nos mostrar como funciona o "elevador de bicicleta" e ela prontamente concorda. Foi uma maneira incomum de começar um passeio, mas nenhum de nós reclamou.

Ao longo do dia, aprendemos rapidamente que o passeio a pé com Joe era uma mistura entre cultura e atualidade. Exploramos uma loja de antiguidades e depois caminhamos por um supermercado novo, onde ele aponta que um melão pode custar até 55.000 ienes (aproximadamente AUD600) e depois diz: "Se você receber uma fatia de melão enquanto estiver no hospital, não é um bom sinal ..."

Ele nos mostra os estilos deslumbrantes (e preços) dos vestidos Kimono e também nos deixa fazer compras em uma loja de 100 ienes (uma loja de produtos a um dólar local). Ele nos deu um gosto do que ele afirma ser "o melhor Inari da cidade" (Inari - bolsos de tofu frito recheados com arroz sushi) e depois nos comprou um lanche em uma das muitas padarias japonesas. Ele aponta as partes de Kyoto que muitas vezes são ignoradas e explica as pequenas coisas que nunca pensamos em perguntar.

Ele nos leva a passear por uma rua residencial e explica tudo, desde o aumento do custo das casas até a forma como as casas foram construídas, os santuários que os proprietários tinham e quanto custa mantê-los. Ele para na garagem de um homem consertando sua bicicleta, tem uma conversa antes de explicar que o proprietário construiu e continua a consertar sua casa e quase tudo o que possui. Ele nos leva por uma rua movimentada e para para apontar "a casa mais cara no raio de 1,5 quilômetros" e depois mostra pequenos apartamentos.

Claro, um dos destaques do passeio é assistir a demonstração de suas habilidades com a espada Samurai, e mesmo que você não seja fã de todo o resto, isso por si só é impressionante.

“Claro, um dos destaques do passeio é assistir a demonstração de suas habilidades com a espada Samurai, e mesmo que você não seja fã de todo o resto, isso por si só é impressionante.”

— Lynette Sandhu

A parte final do passeio incluiu um passeio pelos terrenos do Palácio Imperial e um parque próximo. No parque, ele nos explicou que os fotógrafos geralmente gastam até cinco horas tentando capturar as melhores fotos dos pássaros, para o que uma criança que estava conosco exclama com completa honestidade: "Que desperdício de tempo!" Eu concordo plenamente, mas cada um tem sua opinião.

Depois, Joe nos leva a um mercado local onde enchemos nossos estômagos com sushi e doces locais antes de encerrar o passeio. Ele nos reúne para uma despedida final e um "espero vê-los novamente". Foi então que percebi que o que torna Joe Okada mais do que um simples guia turístico ou artista é o fato de que ele entende o que significa fazer você se sentir em casa, e isso por si só torna conhecê-lo um prazer.

Ele me olha nos olhos enquanto nos despedimos e eu posso dizer, mesmo sem palavras, que ele está reconhecendo o bem em mim, então faço o mesmo com ele. Ele estende o braço e me envolve em um abraço apertado.

A questão sobre Joe Okada é que ele é mais do que um guia turístico maravilhoso, um espadachim habilidoso e um piadista alegre - é o fato de que ele entende o que significa fazer você se sentir em casa, e isso por si só torna conhecê-lo um prazer.